CONAPE realiza assembléia com área empresarial em Brasília

O CONAPE (Conselho Nacional de Pesca) realizou Assembléia com o seguimento empresarial, para eleição de um dos seguimentos das entidades da sociedade civil organizada para o terceiro mandato. Dos objetivos do setor empresarial no conselho, seria a representação do setor dentro da visão estratégica da cadeia produtiva abrangendo todos os seguimentos desde a captura a comercialização. Outro foco seria o fortalecimento do setor produtivo visando o aumento da produção do pescado proveniente da pesca e aquicultura, representatividade do setor em todas as suas atividades e suas especificidades regionais e ambientais (Aquicultura, marinha, pesca costeira e oceÂnica).

A consolidação do CONAPE com o órgão consultivo do MPA também é um dos objetivos do setor empresarial. Ao final da Assembléia ficou deliberada a seguinte composição:

*ABRAS (Associação Brasileira dos Supermercados / SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, suplente

* CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

*CNI (Confederação Nacional da Indústria / SESI Serviço Social da Indústria - SESI, suplente

*ABRAQ - Associação Brasileira da Aquicultura

*ABCC - Associação Brasileira dos Criadores de Camarão

*ABRACOA - Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos

*ANPAP - Associação Nacional de Piscicultura em Águas Públicas

*CONEPE - Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura

As entidades da área acadêmica e de pesquisas se reunirão no dia 05 de fevereiro de 2010 e as organizações dos movimentos sociais e dos trabalhadores da pesca e da aquicultura no dia 09 de fevereiro. Este será o terceiro mandato para escolha de seus respectivos representantes do CONAPE que é composto por 54 membros, sendo 27 de órgãos da administração federal e 27 de entidades da sociedade civil organizada. A pose dos novos conselheiros está prevista para março / 2010.

Fonte:Maxpress

Projeto vai aumentar a produção de pescado - Cerca de 12 mil pessoas serão beneficiadas no Pará

O ministro da Pesca e Aqüicultura (cultivo de organismos aquáticos em cativeiro, peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios para o consumo do homem), Altemir Gregolim está no Pará, hoje, 4 de fevereiro, e dia 5 de fevereiro, para autorizar ações para o plano ``Amazônia Pesca e Aqüicultura´´, ao todo, cerca de 12 mil pessoas vão ser beneficiadas. O plano tem como meta o desenvolvimento da pesca e aqüicultura como atividade econômica alternativa para essa região, o que vai gerar emprego e renda sem depredar o meio ambiente. A região amazônica tem um grande potencial para essa atividade, base para o aumento do pescado, já que possui 20% de água doce de todo planeta e 6 mil espécies vivendo dentro dessas águas (2,5 mil já catalogadas). R$ 7,5 milhões serão investidos nas obras, que até o final de 2010 devem estar concluídas. Serão reformadas três estações de piscicultura e uma nova estação será construída. Atualmente a capacidade de fornecimento de alevinos (filhotes de peixes) para o mercado é de 2,3 milhões e com as obras esse fornecimento passará a 21,5 milhões de alevinos; e 5 milhões de pós-larvas de camarão serão produzidos por ano. Além das obras, estudos e pesquisas sobre espécies nativas serão realizadas; e 5 mil produtores e aquicultores rurais serão capacitados pelos novos centros de capacitação profissional.

Fonte:EPTV

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

O canal de umidade continua voltado para a região nordeste da Argentina, Uruguai e sul do RS, o que mantém a instabilidade no sul da área de pesca. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. ATENÇÃO: RISCO DE TEMPORAL ISOLADO ENTRE CHUÍ E RIO GRANDE.

Previsão para hoje (05/02/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Ao sul de Mostardas, mais nuvens e condições de chuva com trovoadas. Entre Chuí e Rio Grande, risco de temporal com ventos mais fortes que o previsto. Nas demais regiões, nebulosidade variável com pesença de sol e chance de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Ao sul de Mostardas, mais nuvens e condições de chuva com trovoadas. Entre Chuí e Rio Grande, risco de temporal com ventos mais fortes que o previsto. Nas demais regiões, nebulosidade variável com pesença de sol e chance de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Domingo, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Ao sul de Mostardas, mais nuvens e condições de chuva com trovoadas. Entre Chuí e Rio Grande, risco de temporal com ventos mais fortes que o previsto. Nas demais regiões, nebulosidade variável com pesença de sol e chance de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Tendência: Na segunda-feira, uma frente fria passa pelo litoral do RS, deixando o tempo mais instável em toda a área de pesca. Na terça o tempo melhora gradativamente no decorrer do dia. Os ventos sopram de NW a SE, com rajadas de 40 a 60km/h. O mar continua pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Na área de pesca de SC e PR, uma massa de ar seco e quente mantém o tempo firme com muito sol e calor. Alertas: HOJE E AMANHÃ SEM ALERTA. Atenção especial a proteção solar.

Previsão para hoje (05/02/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol e muito calor. A chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas à tarde é pequena.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h à tarde. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e pancadas bem isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

Domingo, ventos de NE a N, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e pancadas bem isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

Tendência: Entre a tarde de segunda e a terça-feira, uma frente fria passa avança pelo litoral sul do país, provocando mudanças no tempo e temporal isolado. Os ventos sopram de NE a SE, com rajadas de 40 a 60km/h. O mar continua pouco agitado.

Fonte: Epagri/Ciram.