Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Centro executivo da pesca: após 27 anos Sindipi inaugura sede própria

Centro executivo da pesca: após 27 anos Sindipi inaugura sede própria

O investimento, mais de 1milhão de reais, servirá como cartão postal do setor pesqueiro e um local para realização de palestras e eventos.

 

 

Fundado em 1980, hoje o Sindipi é considerado o maior sindicato patronal do setor pesqueiro do país. A entidade representa os armadores (proprietários de embarcações pesqueiras) e as indústrias de pesca de Itajaí e Região. Segundo o Presidente do Sindipi, Antônio Carlos Momm, a construção da sede estava entre os planos de ação desde que assumiu a Presidência em 2002, gestão passada. A inauguração foi realizada no último dia 13 de dezembro. Na ocasião participaram o Ministro da Pesca, Altemir Gregolim, o Deputado Federal e Presidente da Comissão Parlamentar da Pesca, Flávio Bezerra, o Presidente do Conepe, Fernando Ferreira, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Dão Koederman, o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, entre outras autoridades, associados e imprensa.

Com investimento de mais de 1 milhão de reais em uma área total construída de 1600 m ², a entidade terá 5 pavimentos: sendo 2 para a parte administrativa, um para o auditório, com capacidade para 204 pessoas e os outros para futuros projetos. A sede está localizada em um ponto estratégico e de fácil acesso, no centro de Itajaí, na rua Lauro Muller.

O prédio tem design moderno e arrojado, com funcionalidade que garante o desempenho de serviços administrativos, estacionamento e espaço para reuniões. A obra é personalizada com a nova logo do Sindipi fixada na fachada do prédio.

A sede servirá de suporte para atender a demanda dos associados que aumenta a cada ano. De acordo com dados da entidade, são cerca de 500 embarcações cadastradas no Sindicato e 50 indústrias pesqueiras.

Na lista de associados estão as maiores indústrias enlatadoras, as pequenas e médias empresas que se destacam no beneficiamento do pescado, uma frota pesqueira de diversas modalidades, as empresas líderes de pescado congelado no Brasil. Além destes dados, a sede da entidade, está localizada em ponto estratégico: no município de Itajaí- considerado o maior pólo pesqueiro do Brasil. A força política da entidade, do setor pesqueiro, as conquistas nos últimos anos, entre outros fatores, demonstram o porque o Sindipi é reconhecido nacionalmente.

O Presidente do Sindipi, Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Antônio Carlos Momm está à frente da entidade desde janeiro de 2002.

Após a inauguração, foi realizado um jantar festivo no Itamirim Clube, com a diplomação da nova diretoria do Sindipi, triênio 2008/2010. Durante o evento, que contou com a participação de 500 convidados, o Presidente do Sindipi recebeu uma placa em homenagem a sua dedicação à entidade e o empresário Francisco Carlos Gervásio apresentou uma dedicatória ao Presidente, ressaltando sua atuação no Sindipi e sua luta em favor de todo setor pesqueiro.

As fotos do evento devem estar disponíveis no site a partir do dia 26 de dezembro.

Nova diretoria do Sindipi- a partir do dia 1º de janeiro de 2008, o empresário Dario Luiz Vitali assume a presidência da entidade, o armador Giovani Genázio Monteiro será o Secretário e o armador Márcio Andriani, o tesoureiro. Ao total, são 15 componentes da diretoria.

De acordo com Dario Vitali, a proposta da nova administração é dar continuidade as ações implementadas e seguir a filosofia da atual gestão: a união do setor em busca do desenvolvimento sustentável, econômico e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do Estado, destacando-se na qualidade  do pescado, movimentando a economia e gerando empregos.

 

 

 

 

 

Confira as principais iniciativas da diretoria do Sindipi de 2002 a 2007:

 

- A retirada de barcos estrangeiros da região sul e sudeste em 2002;

- A criação da Seap/PR a pedido do setor;

- A redução do ICMS sobre o pescado no Governo Luiz Henrique;

- A intervenção do Sindicato para a aplicação do decreto federal para o ganho da subvenção do óleo diesel marítimo.

– A isenção do ICMS estadual do óleo diesel beneficiando as embarcações nacionais;

- Criação da Secretaria Municipal de Pesca em Itajaí;

- A revisão da Instrução Normativa nº 5;

- Conquista de novos associados. Dos 14 que começaram o movimento em 1980, agora são cerca de 250.

- A realização das duas maiores paralisações do setor pesqueiro realizado no Brasil, contribuindo para a união do setor.

- aumento do percentual da subvenção federal em 5% diminuindo o preço do óleo diesel para as embarcações, ganho que beneficiou todos os armardores de pesca do Brasil.

- O respeito e a representatividade da entidade conquistados nos órgãos federais, estaduais, municipais e na esfera política.

- O investimento em comunicação: a criação da Revista do Sindipi com 26 edições publicadas até o final do ano com distribuição nacional; o informe interno aos associados sobre leis, reuniões e fatos importantes; a clipagem de notícias publicadas no Brasil referentes ao setor pesqueiro além de questões econômicas e culturais, oferecendo um suporte de informações aos sindicalizados; a criação do site: www.sindipi.com.br.

- Criação das cÂmaras setoriais, uma política de descentralização, oferecendo a oportunidade para discussões em grupos, de forma organizada e democrática para o planejamento das ações.  Foram criadas 8 CÂmaras: emalhe, atum, sete-barbas, camarão rosa, sardinha, arrasto, indústria e óleo diesel.

- A sede própria da entidade.

 

 

INÍCIO DO SINDIPI

 

A idéia de criar uma associação profissional do setor pesqueiro ganha força a partir de 1977, quando 18 empresários se reúnem no centro de Itajaí. Desse encontro, nasce a Associação Profissional da Indústria da Pesca de Itajaí – APIPI, eleita por unanimidade de votos.

O SINDIPI surge oficialmente em abril de 1980, durante a gestão do presidente João Baptista Figueiredo, o Ministro do Trabalho, Murilo Macedo, assina o decreto de criação do SINDIPI.

   A primeira Assembléia para escolha das chapas que concorreriam para a primeira eleição do SINDIPI foi realizada em 2 de julho de 1980, e resultou na escolha de eleição com chapa única. Na mesma reunião foi decidida a filiação do SINDIPI à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e que o mandato de cada diretoria seria de três anos.