Caminhão do Peixe em Balneário Camboriú

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, está convidando para o lançamento do projeto Caminhão do Peixe, que é desenvolvido a partir de parceria com a Prefeitura de Itajaí/Secretaria de Pesca e Aquicultura e conta com a autorização do Governo Federal, via Ministério da Pesca e Aquicultura. Nesta quinta-feira, às 20h, no Centro de Treinamento Comunitário.

Fonte:Jornal de Santa Catarina

GO: parques aquícolas goianos vão elevar produção nacional de pescado

Quando estiverem em atividade, os parques aquícolas de Serra da Mesa e de Cana Brava vão poder elevar em um terço a produção nacional de pescado. A ordem de serviço determinando a demarcação dos parques aquícolas goianos vai ser assinada amanhã em Colinas de Goiás, no Nordeste goiano, pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin.

Com o aproveitamento total de uma lÂmina d’água de 321 hectares, mais propícia ao desenvolvimento da aquicultura nos reservatórios, a produção esperada deve atingir aproximadamente 96 mil toneladas de pescado por ano, algo equivalente a um terço da atual produção aquícola brasileira. Estudos técnicos apontam que mais de 2 mil famílias vão ser diretamente beneficiadas pela atividade em Goiás.

Fonte: Governo de Goiás

Mapará fica de fora da proibição de exportação de peixes

O mapará vai ficar de fora da proibição de exportação de peixes antes da Semana Santa que o governo do Estado deve impor em decreto a ser publicado nos próximos dias. A espécie, que é embarcada no Porto Novo e Porto do KM-11, nas cidades de Jacundá e Tucuruí, sudeste do Estado, tem baixa aceitação entre os consumidores paraenses. A saída de outros tipos de pescado para os demais Estados ficará proibida no período de 18 de março a 1 de abril.

A decisão foi tomada pela secretária estadual de Pesca e Aquicultura, Socorro Pena, a partir de pedido feito pelos pescadores. Para garantir a venda, a fiscalização e o aumento da oferta do pescado em quantidade necessária para o mercado interno, com boa qualidade e preços acessíveis à população no período que antecede a Semana Santa, a Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq) está trabalhando para colocar no mercado 200 toneladas de pescado, das espécies piramutaba e bagre.

A quantidade de peixe vivo, que inclui espécies como pescada, tambaqui e filhote, ainda está sendo definida. ``O peixe será fornecido por meio de consignação pela indústria de pesca e associações que irão comercializar o produto a preços populares nos locais onde serão realizadas as feiras´´, informou Socorro Pena. Produtores de pescado e crustáceos se reúnem hoje na Sepaq para acertar detalhes do fornecimento.

Fonte: O Liberal

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

Frente fria desloca-se pelo litoral do RS nesta terça-feira!  Alertas: Terça-feira, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (23/02/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NW a S, força 2 a 3 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais intensos no início do dia. Ondas de E a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais altas ao sul Mostardas.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 km/h, mais forte a partir da tarde. Ondas de SE a S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Na quarta-feira uma frente fria passa pelo RS provocando temporais com chuva forte na madrugada e início do dia, melhorando no decorrer da tarde no litoral sul do RS.

Quinta e sexta-feira, um sistema de alta pressão mantém mais nuvens com nevoeiros e chuva fraca no início e fim do dia, temperaturas baixas ao amanhecer e sol no decorrer do dia. O vento predomina de sul/sudeste intenso e persistente, mar agitado a grosso (com risco de ressaca) e picos entre 3,0 a 3,5m.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Tempo instável com variação de nuvens alternando com períodos de encoberto e com chuva de forma fraca e isolada. A partir da tarde RISCO DE TEMPORAIS!

Alertas: TERÇA-FEIRA com VENTOS MODERADOS intensificando a partir da noite.

Previsão para hoje (23/02/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de N a NW, passando a S durante a noite com força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes em áreas afastadas da costa. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais forte a partir da tarde. Ondas de SE a S de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Quarta-feira, temporais na madrugada e início da manhã, mantendo o tempo instável com chuva no decorrer do dia na área de pesca, devido ao deslocamento da frente fria por SC.

Na quinta e sexta-feira, um sistema de alta pressão no Sul do Brasil mantém mais nuvens com formação de nevoeiros e chuva fraca próximo à costa e presença de sol no decorrer do dia na área de pesca. Ventos de S/SE, intensos e persistentes na quinta-feira, mantendo o mar agitado com picos de ondas entre 2,0 e 3,5m, há risco de ressaca.

Fonte: Epagri/Ciram.