Brasil e Peru buscam acordos de pesca durante Defeso brasileiro

Para evitar conflitos causados pelo deslocamento de pescadores brasileiros para o lado peruano da bacia do rio Acre durante o período de defeso, representantes de pescadores, ONGs e governos dos dois países reúnem-se dias 30 e 31 em Iñpari, no Peru, em busca de soluções. Cerca de 30 representantes de pescadores, órgãos governamentais ambientais e de ONGs do Brasil e do Peru reúnem-se em Iñapari, no Peru,dias 30 e 31 de outubro para traçar um diagnóstico da bacia transfronteiriça do rio Acre, para identificar problemas e soluções para os possíveis conflitos causados pela atuação de pescadores brasileiros no lado peruano da bacia, na época do "Defeso" no lado brasileiro. A reunião está sendo liderada pelo Movimento Madre de Diós, Acre e Pando (MAP), que busca acordos de gestão transfronteiriça da bacia, que busca, entre outros objetivos, estabelecer acordos de pesca, nos moldes daqueles que vêm sendo assinados no Brasil, guardadas, evidentemente, as peculiaridades de uma bacia que engloba a Bolívia, o Brasil e o Peru.

O MAP é apoiado pelo WWF-Brasil, dentro de suas ações de gestão de bacias hidrográficas e governança da água. Experiências anteriores -- Atualmente, estão em vigor - e reconhecidos pelo Ibama - seis acordos de pesca, envolvendo 24 comunidades formadas por 176 famílias que habitam as margens dos rios Purus e Yaco. As áreas regulamentadas são os lagos Santo Antônio, Bela Vista e Novo no município de Manuel Urbano, e os lagos Mariomba, Bom Jesus e São João, no município de Sena Madureira, no Acre.Na região a ser diagnosticada, o peixe é uma importante fonte de proteína para as populações ribeirinhas, além de gerar renda para a população. Os acordos de pesca representam uma forma de fortalecimento das organizações locais, por meio do uso sustentável dos recursos pesqueiros.

Fonte:Notícias da Hora

Ibama organiza Mostra Nacional Ambiental - Caminhos da Sustentabilidade

O Ibama completa 20 anos e realiza a Mostra Nacional Ambiental - Caminhos da Sustentabilidade de 3 a 7 de Novembro em sua sede, em Brasília. A mostra apresenta, por meio de materiais lúdicos, tecnológicos e interativos, projetos e ações voltadas para a promoção e desenvolvimento da sustentabilidade, além de incentivar a educação ambiental e estimular a participação da sociedade na construção de um mundo melhor. Uma das grandes atrações da mostra é o Corredor dos Sentidos, um instrumento inédito onde, por meio de espaços cenográficos, o público terá percepção das várias fases da natureza, tanto em momentos saudáveis, quanto em estados de degradação pelo homem. Será possível sentir o clima das florestas, o que acontece no momento do desmatamento e das queimadas, as conseqüências da poluição, a força da chuva, renascimento natural da flora, mudanças climáticas, dentre vários outros acontecimentos da natureza.

O evento será realizado no espaço da sede do Ibama onde será instalada uma Ecovila - construída com materiais naturais e divididas em nove bairros: Corredor de Sentidos, Você Pode Fazer a Diferença, Sustentabilidade, Oficinas, Ecocultural, Ecorádio, Gastronomia e espaço para empresas que possuem atuação sustentável. A mostra também apresenta o Projeto Protetor do Meio Ambiente que levará, em parceria entre o Ibama e a Secretaria de Educação Integral do GDF, 12 mil crianças de escolas públicas para a realização de oficinas com o objetivo de transformar os alunos em agentes multiplicadores por meio da conscientização.

Diferente de outras propostas de conscientização e educação ambiental, a Mostra Nacional Ambiental conta com atrações inovadoras e inéditas para todas as idades. São exposições, palestras, Mostra de Cinema Ambiental com os ganhadores do Festival Internacional de Cinema Ambiental - Fica - GO, apresentações culturais, oficinas, trilha monitorada no Ibama, brinquedos com material reciclado, pesca, confecção de pipas em forma de animais em extinção, gincanas, plantio de mudas. Além de shows diários com bandas locais e apresentação de bandas nacionais.

Fonte:Envolverde

Mancha de vazamento de óleo no Mar de Timor alcança a Indonésia

O vazamento de petróleo da estrutura de uma filial da companhia petrolífera estatal tailandesa PTTEP, no Mar de Timor, chegou nesta segunda-feira (2) às águas da Indonésia, colocando em perigo a biodiversidade marinha e a pesca. O vazamento já cobre mais de 10 mil quilômetros quadrados e se aproxima da área protegida do Mar de Savu, onde vivem várias espécies ameaçadas de tartarugas, golfinhos e baleias, disse Gilly Llewellyn, responsável pela área de Oceanos da seção australiana do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).

A região é estratégica para a Indonésia na proteção do chamado TriÂngulo dos Corais, que tem uma extensão de seis milhões de quilômetros quadrados entre a Ásia e a Oceania. Além disso, o óleo reduziu em 80% a atividade de 700 pescadores da província de Nusa Tenggara Oriental. Enquanto isso e pelo segundo dia consecutivo, continuam as operações para extinguir o incêndio que teve início no dia anterior, quando as equipes tentavam frear o derramamento de óleo, já qualificado de "desastre ecológico" pela WWF. O fogo segue fora de controle.

Fonte:Agência da Notícia

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Nesta terça-feira um sistema frontal atua sobre RS, causando chuva e condições de temporais no litoral gaúcho. Na quarta e quinta-feira o sistema recua e fica posicionado no sul do RS, mantendo o tempo instável com chuva, no setor sul da área de pesca. Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (03/11/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 5 a 6 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de NE a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Na terça-feira a frente fria ganha força e avança para norte atuando no RS, ocasionando chuva e condições de temporal em todo o litoral gaúcho, permanecendo semi-estacionária sobre o RS

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. O sistema frontal fica semi-estacionário na metade sul do RS, mantendo o tempo instável com chuva.

Quinta-feira, ventos de SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. O sistema frontal permanece estacionário na metade sul do RS, mantendo o tempo instável com chuva.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nesta terça-feira, um sistema de alta pressão, com centro no oceano, na altura do litoral norte de SC, mantém os ventos com variações de noroeste a nordeste. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (03/11/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NW a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 20 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável com predomínio de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas ao sul de Florianópolis.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Tempo estável com predomínio de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas ao sul de Florianópolis.

Quinta-feira, ventos de NE a N, força 5 a 6 e rajadas de 60 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável com predomínio de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva entre tarde e noite associadas a temporais isolados em toda área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.