Atribuída certificação de qualidade à sardinha portuguesa

A sardinha portuguesa passa a ter certificação de qualidade, a partir desta sexta-feira. A Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco e a Associação Nacional das Indústrias de Conserva de Peixe anuncia em Peniche a atribuição da certificação MSC.  Com a atribuição da certificação MSC, a sardinha portuguesa passa a ser a primeira espécie de peixe da Península Ibérica certificada. As duas organização pediram à cerca de dois anos a certificação, agora atribuída, com o objectivo de que a espécie mantivesse a competitividade no mercado, tendo em conta a maior exigência do mercado, noticia a SIC.

Fonte:Fábrica de Conteúdos

Pescadores de camarão voltam às atividades

Após ficarem 45 dias sem poder pescar camarão, os pescadores do estado irão retornar às atividades na manhã deste sábado, 16. O período de defeso termina à meia-noite desta sexta, 15, e só retornará no dia 1º de abril de 2010.  Apesar dos preparativos para a pesca já estarem prontos, os pescadores reclamam que nessa época do ano a quantidade de camarão é pouca. ``No verão, nós não conseguimos pescar mais do que 1,5 tonelada. No inverno as coisas são bem melhores, em dias bons chegamos a pescar três toneladas´´, conta o pescador Reginaldo Santos.

Os riscos da profissão também costumam preocupar os pescadores. ``A entrada da Barra dos Coqueiros é um dos pontos mais perigosos, por causa das ondas altas´´, diz Reginaldo, que passa 15 dias em alto-mar. Embarcações grandes como a utilizada por Reginaldo costumam consumir 10 toneladas de gelo e 2.500 litros de óleo. Os barcos menores ficam sete dias em alto mar e consomem mil litros de óleo e três toneladas de gelo.

Os pescadores afirmaram que ainda não receberam o seguro-defeso. ``Na época em que a pesca fica proibida, nós precisamos desse dinheiro para sobreviver e pagar as contas. O problema é que até agora a Colônia de Pescadores não nos deu o dinheiro´´, relata o pescador Francisco Lopes, que fez a inscrição em dezembro. Ele disse ainda que muitos comerciantes estão se aproveitando para receber o benefício. ``O seguro é só para os pescadores e não para as pessoas que vendem camarão. Em vez de pedir a carteira de trabalho na hora de fazer a inscrição, a Colônia precisa cobrar a carteira de pescador´´, sugere.

Fonte:infonet

Gomes Da Costa Anuncia Ação De Verão

A Gomes da Costa inicia a "Ação de Verão" para a linha dos Congelados Empanados de Merluza. Após a campanha publicitária "Mergulho", que estreou, em novembro, em TV aberta em São Paulo e Campinas, a Gomes da Costa investe em outdoors e em uma ação de vendas nas praias do Litoral de São Paulo. Com o objetivo de levar ao consumidor opções saudáveis para o verão, a empresa disponibilizará cinco carrinhos que comercializarão os Empanados de Merluza e Empanadinhos Kids, em formato de tartarugas, golfinhos, estrela-do-mar, peixinhos e tubarões.

Os vendedores e carrinhos estarão identificados com a marca Gomes da Costa e percorrerão as praias de Riviera de São Lourenço, Maresias, Juquehy e Barra do Sahy. Outdoors dos congelados estão instalados ao longo da Rodovia dos Imigrantes, Rodovia Mogi-Bertioga e no píer da balsa de Bertioga, e ainda em praias do Guarujá e Santos. A ação de verão acontece até o dia 20 de fevereiro de 2010.

Fonte:eAgora

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

Sexta-feira um sistema de alta pressão atua na na área de pesca. Sábado, uma frente fria estará em deslocamento pelo sul da região provocando temporais isolados. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (15/01/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m. Na sexta-feira, tempo estável com presença de sol em toda a área de pesca.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de E a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. No sábado sol e calor com pancadas isoladas de chuva na tarde, devido a aproximação de uma nova frente fria. Há risco de temporal isolado no final do dia.

Domingo, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, no sul da área da pesca. No domingo risco de temporal isolado devido a passagem da frente fira pela região da pesca.

Tendência: Na segunda-feira, sol e calor com chuva e trovoadas durante a tarde, típicas de verão. Ventos de SE a NE, de 40km/h, com ondas de 1,0 a 1,5 m. Na terça, pancadas de chuva com trovoadas, vento de NE a NW e ondas de 1,0 a 1,5 m.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Previsão para hoje (15/01/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 m. Na sexta-feira, tempo estável com presença de sol em toda a área de pesca. No final do dia, há condições de chuva isolada.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Sábado com sol, calor e pancadas de chuva entre a tarde e a noite nas áreas de pesca.

Domingo, ventos de NE a NW, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. No domingo risco de temporal isolado devido a passagem da frente fira pela região da pesca.

Tendência: Em SC e PR, ventos de NE de 30 a 40km/h, com ondas de E/NE de 1.0m, nos próximos dias, chuva de verão entre a tarde e a noite.

Fonte: Epagri/Ciram.