Aquicultura é alternativa de renda para agricultores

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron; o diretor geral, Gelson Sorgato, e o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa estiveram reunidos ontem com o chefe do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedup), Fabiano Müller Silva, para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na aquicultura e pesca catarinense. Os projetos tratam, basicamente, da capacitação dos produtores, do incentivo a novos cultivos e da qualificação do produto final. Através de iniciativas, a exemplo da unidade demonstrativa de cultivo mecanizado de mexilhões são analisados os impactos da inserção de tecnologias nas produções de moluscos. De acordo com o extensionista da Epagri/Cedup, André Luis Novaes, a automação do processo de produção acarreta a redução dos custos com mão de obra e a melhoria da qualidade de trabalho dos produtores.

Buscando tornar as ostras de Florianópolis um produto único e reconhecido em todo território nacional, o Cedup desenvolveu o Projeto de Indicação Geográfica para as ostras da Capital. O engenheiro agrônomo, responsável pelo projeto, Alex Santos, afirma que a vontade é demonstrar cientificamente que as ostras de Florianópolis são produtos diferenciados e com qualidade superior as demais.A produção de peixes pode representar renda extra até para produtores rurais da Serra Catarinense. Existem algumas iniciativas em Lages, Ponte Alta, Urubici e Urupema, mas todas de forma tímida. O projeto do Governo do Estado pode qualificar a produção. Atualmente a dificuldade está em montar um abatedouro, principalmente porque a produção é pequena para atender a demanda.

Fonte:Correio Lageano

Presos se formam como pescadores profissionais

O juiz-corregedor do Presídio Regional de Itajaí, Carlos Roberto da Silva, participa amanhã, às 16h, da entrega aos presidiários dos certificados de formação de pescadores profissionais. Promovido pelo Sindicato das Industrias da Pesca, o curso possibilitou a qualificação na área. O evento será na sede do sindicato (Rua Lauro Muller, 386, Centro).

Fonte:Jornal de Santa Catarina

Comissão conclui consultas sobre lei da pesca até final do mês

A comissão criada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para discutir a criação de uma lei específica para a preservação dos recursos pesqueiros da região do Pantanal de Corumbá, conclui ainda durante este mês de agosto, as consultas junto aos segmentos pesqueiros, para elaboração do relatório que será apresentado ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), contendo as propostas que vão integrar o projeto de lei.Foi o que nesta terça-feira, os secretário executivo Carlos Porto, de Relações Institucionais, que coordena a comissão de Mobilização e Estudos para Preservação dos Recursos Pesqueiros. Ele informou que já há um pré-relatório, contendo informações importantes, resultados dos encontros com a Colônia de Pescadores, Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo) e Embrapa Pantanal, "que vão fazer parte desse processo".

Porto se reuniu no final da tarde com os demais integrantes da comissão, quando ficou definida a agenda a ser cumprida até o final de agosto. Segundo ele, o assunto será discutido com o Ibama, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Dom Bosco, Polícia Militar Ambiental, Parque Nacional do Pantanal, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ministério da Aquicultura e Pesca no Estado de MS, Conselho Estadual de Pesca, Marinha do Brasil  Capitanis dos Portos, Associação Comercial e Organizações Não Governamentais.A Comissão de Mobilização e Estudos para Preservação dos Recursos Pesqueiros foi criada pelo decreto 633, de 15 de julho de 2009. É integrada por sete membros do Poder Executivo Municipal.

Além de Port, fazem parte a secretária executiva Luciene Deová de Souza Assis, de Meio Ambiente; Wilton Gomes Panovitch, diretor-presidente da Fundação Terra Pantanal; Marcelo Henrique Galharte, da Procuradoria Geral do Município; Patrícia Decenzo, da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal; Maria Angélica Ferreira da Silva, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção Rural, além de Maria Auxiliadora Figueiredo Couto, da Secretaria Municipal de Ações Sociais.Além da apresentação de uma proposta de lei, a comissão terá como atribuições, propor mecanismos para a preservação dos recursos pesqueiros; sugerir criação de instrumentos que garantam a sustentabilidade sócio-ambiental de atividades ligadas à pesca, além de articulação com representantes do município de Ladário, das ações desenvolvidas.Porto informou que os integrantes da comissão estão seguindo uma orientação do prefeito, proporcionando um debate aberto com todos segmentos ligados ao setor, sobre a legislação de pesca específica para os rios que banham Corumbá.

Fonte:Conjuntura On Line

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

A partir da tarde desta quarta-feira, uma frente fria muda o tempo, com aumento de nuvens e condições de chuva no su do RS. O tempo continua instável com chuva na quinta-feira, em toda a área de pesca. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES e MAR AGITADO. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (05/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60km/h. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5m. No sul do RS, aumento de nuvens com condições de chuva e trovoadas, devido ao avanço de uma frente fria.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW a SW, força 2 a 4 e rajadas de 50km/h, mais fortes pela manhã. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5m e picos de 2.0m. Tempo fechado com chuva e risco de temporal isolado, devido ao rápido deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Presença de sol com mais nuvens no fim do dia, na área de pesca. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (05/08/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a N, força 2 e rajadas de 40 a 60km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0m. Tempo firme com sol.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW a S, força 2 a 3 e rajadas de 50 a 60km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0m e picos de 1.5 a 2.0m. Sol pela manhã com mais nebulosidade e chuva no decorrer da tarde devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Risco de temporal isolado, com rajads e vento forte e descarga elétrica.

Fonte: Epagri/Ciram.