Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Amapá vai ganhar laboratório referência em aquicultura e pesca

Amapá vai ganhar laboratório referência em aquicultura e pesca

 

 

Em 2010 a Embrapa Amapá vai inaugurar, na sede da instituição, em Macapá, um laboratório referência em aquicultura e manejo de recursos pesqueiros, composto de ambientes equipados para pesquisas em criação de crustáceos, nutrição aquícola, sanidade aquícola, reprodução e ecologia de peixes e estudos da qualidade da água para atividades aquícolas. A área construída ocupará 530 metros quadrados e contará também com galpão para experimentos, sala para produção de alimento vivo, banheiros, uma copa, cinco salas para pesquisadores, depósito de materiais e fábrica de ração. Aquicultura é o cultivo de organismos aquáticos como peixes, moluscos, crustáceos e algas.

 

 

 

A obra está sendo iniciada esta semana e representa um investimento de quase R$ 800 mil de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP). Na manhã desta sexta-feira, 11/12, a partir das 9 horas, o chefe-geral da Embrapa Amapá, pesquisador Silas Mochiutti, receberá convidados, entre empregados da empresa, dirigentes e técnicos de instituições públicas e privadas, piscicultores, entre outros, para a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Laboratório de Aquicultura e Pesca da Embrapa Amapá. A programação terá início no auditório, onde os cinco pesquisadores que atuam na aquicultura e pesca farão uma rápida apresentação de suas respectivas atividades, em seguida acontecerá a cerimônia de lançamento da pedra fundamental no terreno onde está sendo construído o prédio do laboratório.

 

Todas as instalações do Laboratório de Aquicultura e Pesca seguem as BPLs (Boas Práticas de Laboratórios) conforme normas internacionais de qualidade.De acordo com o chefe-geral da Embrapa Amapá a obra é uma das iniciativas voltadas ao atendimento das demandas apresentadas por diversos segmentos do setor produtivo do estado e também da comunidade acadêmica, na época da elaboração do IV Plano Diretor da Embrapa Amapá, válido até 2011. "Com relação ao desenvolvimento da aquicultura no Estado, a Embrapa Amapá vem realizando desde 2007 atividades nesta linha de pesquisa e investindo na contratação de pessoal especializado", disse Silas Mochiutti.

 

Ao mesmo tempo, a Embrapa Amapá elaborou o projeto do laboratório e para viabilizá-lo conta com recursos da emenda parlamentar da deputada Janete Capiberibe ao Orçamento Geral da União de 2009, que é voltada para incentivar a transferência de tecnologias que promovam a cadeia produtiva da aquicultura junto às comunidades de produtores familiares, ribeirinhos e pequenos e médios empreendedores aquícolas, com foco na recuperação e uso intensivo das áreas impactadas do Amapá. Entre os vários resultados esperados com o funcionamento do Laboratório de Aquicultura e Pesca e o consequente fortalecimento destas atividades produtivas no Amapá, Silas Mochiutti cita os impactos na economia regional como o aumento do valor agregado das espécies cultivadas, introdução de tecnologias capazes de superar o atraso da economia regional, internalização de renda a partir da verticalização da produção das matérias-primas necessárias à produção aquícola, melhoria do abastecimento interno de produtos pesqueiros e aquícolas básicos e o estímulo ao aproveitamento econômico racional da flora e fauna regional.

Fonte:Maxpress

 

 

 

Pescadores da UE impedidos de pescar em águas norueguesas a partir de 2010

 

 

 

A Comissão Européia anunciou esta quarta-feira o fracasso das negociações com a Noruega sobre a pesca em águas daquele território, o que vai ditar o impedimento dos pescadores da União, incluindo os portugueses, em continuar a atividade pesqueira naquela região. A partir de Janeiro de 2010, os pescadores portugueses bem como todos os outros da UE que realizavam a atividade em águas norueguesas vão ficar proibidos de o fazer. Os pesqueiros portugueses capturaram este ano em águas norueguesas 2 605 toneladas de bacalhau, 1 897 toneladas de arinca e 405 de cantarilho do Norte.

 

Em cima da mesa das negociações estava também a captura de carapau pela Noruega em águas da UE. A falta de acordo sobre o estoque de carapau impediu também um entendimento sobre todos os outros. As duas partes foram incapazes de chegar a um acordo. A União Européia não conseguiu sequer um acordo provisório que permitiria continuar as atividade pesqueiras de ambas as partes em 2010. Um porta-voz da Comissão Européia explicou que as expectativas são de que as negociações possam prosseguir no início de Janeiro de 2010.

Fonte:Fábrica de Conteúdos

 

 

 

Piratas somalis sequestram pesqueiro de bandeira do Paquistão

 

 

O porta-voz da força de combate à pirataria marítima da União Europeia informou nesta quarta-feira, 9, que piratas somalis sequestraram um navio de pesca de bandeira do Paquistão. O comandante John Harbour disse que os piratas sequestraram o MV Shahbaig na terça-feira, com 29 tripulantes a bordo. Segundo o comandante, mais detalhes estarão disponíveis ainda nesta quarta-feira.

 

Piratas ainda mantêm centenas de tripulantes e dezenas de embarcações como reféns na Somália. A pirataria marítima está em nível elevado este ano, apesar do número crescente de navios de guerra internacionais e precauções adicionais de segurança tomadas por navios mercantes. A Somália não tem uma guarda costeira ou uma Marinha para impedir a ação de piratas porque não tem um governo central efetivo há 18 anos.

Fonte: Estadão

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Um sistema de alta pressão no litoral deixa o tempo firme na àrea de pesca. Entre o fim da tarde e noite há condições de pancadas de chuva com trovoadas ao norte de Mostardas devido a atuação de um cavado no RS (área alongada de baixa pressão). Alertas: HOJE E AMANHÃ, RAJADAS DE VENTO NORDESTE (50 A 60KM/H) NO PERÍODO DA TARDE E INÍCIO DA NOITE.

 

Previsão para hoje (09/12/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h a partir da tarde. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Presença de sol e pancadas isoladas de chuva no fim do dia, ao norte de Mostardas.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h a partir da tarde. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Mais nuvens e condições de chuva isolada na madrugada e a partir da tarde, ao norte de Mostardas. No restante da área de pesca, nebulosidade variável com presença de sol.

 

Sexta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. O tempo fica instável no decorrer do dia, com condições de chuva em boa parte da região a partir da tarde por influência de um sistema de baixa pressão no RS. Risco de temporal isolado.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

A circulação marítima mantém a presença de nebulosidade em boa parte da área de pesca, mas com aberturas de sol e no período noturno chuva fraca. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (09/12/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h a partir da tarde. Ondas de SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m ao sul de Florianópolis. Variação de nuvens com presença de sol e condições de chuva fraca à noite.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h a partira da tarde. Ondas de SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m ao sul de Florianópolis.. Variação de nuvens e condições de chuva fraca e isolada no início do dia no setor norte da área de pesca devido a circulação marítima. No decorrer do dia, o sol aparece e da tarde para noite há previsão de pancadas isoladas de chuva.

 

Sexta-feira, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. O tempo fica instável no decorrer do dia, com condições de chuva em boa parte da região a partir da tarde por influência de um sistema de baixa pressão no RS. Risco de temporal isolado no fim do dia.

Fonte: Epagri/Ciram.