Ações do Ministério revolucionam setor que estava esquecido

O Ministério da Pesca e Aqüicultura está em pleno processo centralizado de fiscalização e controle das obras de construção de terminais pesqueiros e centros integrados da pesca artesanal, além da fiscalização dos 180 convênios em execução em todo território nacional. Na busca de consolidar uma política pública de estado para o desenvolvimento sustentável da aqüicultura e pesca no Brasil, é que no mês de julho, aconteceram as Conferências da Aqüicultura e Pesca em todos os estados brasileiros, onde as equipes organizadoras e que integram essas ações se deslocaram pelo país. O resultado desses encontros com pescadores, empresários e diversas entidades serão apresentados na 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, que acontecerá em Brasília, de 30 de setembro a 2 de outubro.

O Brasil participa como signatário de diversos órgãos e eventos internacionais, entre eles o Copescal; a FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação; e a Rede de Aqüicultura das Américas. O MPA reuniu por três vezes os 54 conselheiros de todo país que integram o Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca para preparação da Conferência Nacional e para subsidiar a implementação da nova lei da pesca, aprovada em junho deste ano. E em outros dois momentos, os 27 Superintendentes Estaduais vieram a Brasília para planejamento anual das ações do MPA. Possuímos um cronograma importante de políticas que estão revolucionando este setor. A exemplo dos Territórios da Aquicultura e Pesca e dos Parques Aquícolas, onde o Ministério está cedendo águas da União, com termos de concessão que valem por 20 anos, para que mais famílias brasileiras possam produzir peixes em cativeiro.  E para isso, é preciso que técnicos do Ministério se desloquem de Brasília para realizar as análises ambientais e de viabilidade nas comunidades contempladas.

Diante de todas essas ações, o jornal Correio Braziliense insiste em diminuir a importÂncia que o setor da pesca e aquicultura representa para o país. Insiste em menosprezar os mais de 800 mil pescadores artesanais que buscam melhores condições de vida. Em diminuir o fato de que, em 2007, o Brasil movimentou a economia do setor em mais de R$ 3 bilhões, 603 milhões. E de não compreender que o país pode produzir 20 milhões de toneladas/ano, gerar até 10 milhões de empregos e 160 bilhões de U$$ de produto interno bruto. Além disso, conclui-se que a interpretação das informações retiradas do Portal Siga Brasil são de responsabilidade do próprio veículo já que não há entrevistados que fazem denúncias e que o intertítulo ``O outro lado´´ evidencia, puramente, a opinião do veículo contra os dados e informações oficiais do Ministério.

Fonte : Ministério de Pesca e Aquicultura - MPA

Ibama multa barco clonado

A equipe de fiscais que está atuando na costa cearense autuou um barco que cometeu uma infração cada vez mais comum no nosso litoral, a ``clonagem´´. Uma embarcação maior, com 12,5m de comprimento, que não possui licença de pesca na Capitania dos Portos e nem na Seap, usa o documento de um barco menor com o objetivo de pagar menos taxas. Para tanto, pintam das mesmas cores e com os mesmos nomes as duas embarcações e a multa acaba recaindo sobre o barco menor, que funciona como uma espécie de ``laranja´´. Na embarcação, foram apreendidos 5 mil metros de rede caçoeira e 73kg de lagosta.

Ainda no litoral oeste, na região de Mundaú, foram apreendidos 15 mil metros de rede de caçoeira.O grupo de fiscais da Supes/CE, juntamente com os enviados pela Diretoria de Proteção Ambiental – Dipro, estão fazendo a cobertura do litoral dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, visitando empresas de pesca, barracas, hotéis, restaurantes e cobrindo toda a costa destes estados.

Fonte: Ibama Ascom/CE

Ministério terá presença no espaço Aquipesca e 1º simpósio brasileiro de produção de pescado

Eventos integram a Feira Internacional de Tecnologia para Indústria da Carne que inicia dia 25, em São Paulo

O Ministério da Pesca e Aquicultura é um dos apoiadores oficiais da Feira Espaço Aquipesca e do 1º Simpósio Brasileiro de Produção de Pescado, que acontecerá de 25 a 27 de agosto como parte da 9ª edição da Tecnocarne - Feira Internacional de Tecnologia para Indústria da Carne. Voltado aos diversos setores da industrialização das carnes bovina, suína, aves e pescado, os resultados esperados se parecem com o tamanho do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, sede de todos esses eventos. Serão mais de 22 mil m² que darão lugar a cerca de 25mil visitantes, mais de 650 expositores e uma movimentação esperada de U$ 250 milhões de dólares em negócios gerados. Cifras e públicos registrados na última feira, em 2007.

Localizado na rua K do complexo do Centro de Exposições, os visitantes que integram o agronegócio do pescado poderão passar pelo estande do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Assessores e funcionários estarão repassando informações sobre as políticas, convênios, projetos e ações do Governo Federal para o setor. ``Daremos todas as informações sobre o lançamento da Semana do Peixe, outro grande evento que inicia neste mês para incentivar o consumo de pescado no país´´, disse o Ministro Substituto do MPA, Dirceu Lopes.

Lopes será um dos convidados da abertura oficial do 1º SIMBRAPP – Simpósio Brasileiro de Produção de Pescado, que acontece no dia 25, às 14h.

Após a abertura, ainda pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, o Coordenador Geral da Maricultura, Felipe Suplicy, fará a primeira palestra, quando falará sobre o Plano de Desenvolvimento da Aquicultura Brasileira, às 15h.

As atividades do Espaço Aquipesca e as palestras e minicursos do Simpósio de Pescado estarão focadas na tecnologia para a modernização do cultivo, extração, logística, comercialização e beneficiamento de pescado. O público esperado para os dois eventos está voltado aos aquicultores, pescadores profissionais, engenheiros de alimentos, técnicos, industriais, profissionais de instituições governamentais e demais interessados.

Fonte: MPA - Ministério de Pesca e Aquicultura

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Entre terça e quinta-feira o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil e a chegada de um sistema de alta pressão ao RS, mantém o tempo fechado com chuva na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (18/08/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes no fim da tarde e noite. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Tempo instável com chuva e temporal isolado, principalmente ao norte de Tramandaí.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE, força 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo instável com chuva isolada.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Entre terça e sexta-feira o deslocamento de uma frente fria e áreas de instabilidade mantém o tempo instável, chuva e risco de temporais na quarta e quinta-feira. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (18/08/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de S a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Instável com chuva com a presença da frente fria.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes ao sul de Florianópolis. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Chuva, com temporal isolado à tarde, devido à intensificação da instabilidade da frente fria.

Fonte: Epagri/Ciram.