Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ação de atuneiros no Sul de Santa Catarina termina em confusão com pescadores locais

Ação de atuneiros no Sul de Santa Catarina termina em confusão com pescadores locais

 

 

 

A polêmica entre pescadores artesanais e atuneiros ganhou mais um capítulo no fim de semana no Sul de Santa Catarina. No sábado, por volta das 17h, os barcos industriais se aproximaram da costa na Praia de Garopaba para capturar sardinhas e manjuvas — peixes pequenos, que vivem em águas rasas, usados como isca para pesca de atum em alto mar. A ação irritou os pescadores da região, que entraram no mar e arrancaram uma rede de cerco (veja ao lado as imagens gravadas por um internauta). Para puxar a rede para a areia, eles contaram com a ajuda de turistas que estavam na praia naquela tarde. Segundo testemunhas, a rede estava a aproximadamente 50 metros dos banhistas. Houve confusão: de um lado, pescadores e turistas indignados com a proximidade dos botes da área de banho; do outro, os atuneiros exigindo a rede de propriedade deles. A Polícia Militar Ambiental foi chamada, e a rede apreendida.

 

Legislação

 

Segundo o capitão Marledo Egídio Costa, a legislação sobre a atuação dos atuneiros se restringe ao período do ano (é proibida em junho e julho) e às áreas regulamentadas (como as baías Norte e Sul de Florianópolis, a Ilha do Arvoredo e as desembocaduras de rios). Por isso, segundo o capitão, não houve ilegalidade na ação dos barcos industriais em Garopaba, no sábado. O que pode ter ocorrido, segundo ele, é a quebra da ordem pública, com o desrespeito do limite de 200 metros para área de banho. — Nós recebemos muitas reclamações sobre esse tipo de ocorrência também no Costão do Santinho, PÂntano do Sul e Matadeiro. Às vezes, há cerca de 20 barcos em uma área. Não existe delimitação e não vejo nenhuma alteração para que isso mude — salientou Costa. — O que precisa ser destacado é que qualquer tipo de embarcação precisa ser licenciada. E o barco que operava em Garopaba naquele dia estava licenciado para a pesca da sardinha viva, como também do atum — completou.DIARIO.COM.BR

Fonte:DCAgora

 

 

 

ANP calcula economia de até R$ 1.5 bilhão com biodiesel

 

 

 

A obrigatoriedade da mistura de 5% de biodiesel em todo o óleo diesel consumido no Brasil, que entrou em vigor no último dia primeiro, vai gerar economia de divisas na ordem de até R$ 1,5 bilhão por ano, devido à redução das importações de óleo diesel. A nova mistura não se aplica ao óleo diesel marítimo. Segundo o estudo realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), cada litro da nova mistura diminui em 3% a emissão de CO2, além de reduzir também a emissão de material particulado. Em novembro, foi realizado o primeiro leilão para atender à mistura de B5. Foram adquiridos 575 milhões de litros de biodiesel.

 

O biodiesel é considerado excelente "aditivo verde" com baixos teores de enxofre, como o diesel S50, já utilizado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife e nas frotas cativas de ônibus dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dados dos fabricantes d! e auto-peças atestam que 2% de biodiesel adicionados ao diesel seriam suficientes para aumentar em cerca de 50% a lubricidade do combustível. Desde que a mistura B2 começou a ser utilizada, em janeiro de 2007, a ANP vem garantindo o abastecimento de biodiesel em todo o Brasil. Desde 2005, a Agência realizou 16 leilões para venda do combustível pelas unidades produtoras. A introdução do biodiesel na matriz energética brasileira é reconhecida internacionalmente como um caso de sucesso em matéria de uso de combustível renovável em larga escala. Em 2009, a produção chegou a 1.291.800 bilhão de litros.

Fonte: JB Online - RJ

 

 

 

Angolano é preso suspeito de praticar pesca ilegal em Guaratiba

 

Com ele, os policiais apreenderam uma rede de pesca de 160 metros. Segundo a PM, ele pretendia pescar sardinhas em época proibida.

 

 

 

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) prenderam, nesta segunda-feira (4), um angolano suspeito de prática ilegal de pesca em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, ele foi preso em flagrante na Praia do Meio. O angolano não reagiu à prisão. Ainda de acordo com a polícia, com o suspeito, os policiais apreenderam uma rede de pesca de 160 metros, que seria usada para pescar sardinhas em época proibida. O caso foi registrado na 43ª DP (Guaratiba).

 

Pescadores presos com 800kg de sardinhas

 

Em julho de 2009, quatro pescadores foram presos em flagrante com cerca de 800 kg de sardinha no porto de pesca de Gradim, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. As informações são do Batalhão de Polícia Florestal da Polícia Militar, responsável pela prisão. Segundo a polícia, a sardinha media menos de 17 centímetros e estava no período de defeso, quando a pesca é proibida para que a espécie possa se reproduzir. Os presos foram levados para a 73ª DP (Neves) e vão responder por crime ambiental.

Fonte:G1

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Tempo encoberto com pancadas de chuva moderada por alguns momentos, devido à intensificação de áreas de baixa pressão. Risco de temporal com descarga elétrica na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (05/01/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de N a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo encoberto com chuva moderada por alguns momentos com risco de temporal e descarga elétrica na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NW a S, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a S de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Mais nuvens e chuva na nadrugada e início da manhã, melhorando no decorrer do dia.

 

Quinta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo estável com sol ao sul de Mostardas e com mais nuvens e chuva na área de pesca ao norte.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Terça-feira de muitas nuvens com chuva na tarde e noite na área de pesca, devido à formação de áreas de baixa pressão. Na quarta-feira chuva no início da manhã, variação de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde, devido ao avanço e uma frente fria. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (05/01/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de N a NW, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Encoberto com chuva na tarde e noite.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NW a SW, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo intável com muitas nuvens e chuva no início do dia e entre a tarde e noite devido ao deslocamento de uma frente fria pela área de pesca. Há risco de temporais com trovoadas e descarga elétrica.

Fonte: Epagri/Ciram.