Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

77 mil carteiras de pescadores são suspensas pelo MPA

 

77 mil carteiras de pescadores são suspensas peço MPA

 

 

 

O Ministério da Pesca vai suspender amanhã 77 mil carteiras de pescadores, das cerca de 600 mil registradas no país. A suspensão deve-se a irregularidades como o exercício de outra profissão e o recebimento de aposentadoria. Os atingidos terão 60 dias para recorrer. Os pescadores recebem benefícios como crédito e óleo diesel subsidiado, segurodefeso e auxílio-doença

Fonte:Ministério Planejamento Clipping

 

 

 

Pescados do RN sofrem com defasagem na produção e venda

 

Crise internacional, pesca artesanal e fiscalização excessiva são apontados como fatores que mais prejudicam o setor.

 

 

 

A pesca do Rio Grande do Norte está em crise. E não é só por causa das dificuldades de comercialização internacional – que já rende prejuízos para os produtores – mas por causa da estrutura interna e dos bloqueios ambientais. Em termos de produção, a pesca artesanal praticada em mares potiguares inviabiliza a concorrência com outros estados do Nordeste como o Ceará, com grandes embarcações costeiras e metodologia de ‘gaiolas’ para pesca. Além disso, a técnica utilizada para pesca em mares profundos, utiliza compressor ao invés de cilindro, que diminui a permanência no fundo do mar e a quantidade de pescados apreendidos.

 

No Rio Grande do Norte, até a proteção ambiental e os bloqueios de pesca - impostos pelos órgãos de defesa ambiental como o Ibama – que deveriam atuar em parceria com os pescadores, prejudicam o setor, como afirma o sub-secretário de Pesca e Aqüicultura, Antônio Cortez. ``é um exagero a forma de fiscalização com que o Ibama trata a pesca no Estado. No Ceará, a pesca atinge números bem maiores do que os nossos e nem por isso o meio ambiente é prejudicado´´, critica. O sub-secretário conta que esse ano foram concedidas apenas 400 licenças para a pesca da lagosta, enquanto o correto era um número superior a 1.200. ``O setor caiu em termos de produção e de comercialização por causa da proibição da pesca. Temos que redimensionar o setor com atenção aos pescadores e a economia do Estado´´, frisa.

 

Para amenizar os efeitos negativos, o sub-secretário de Pesca, Antonio Cortez lembra das melhorias promovidas pelo Governo do Estado como a construção do Terminal Pesqueiro e o uso de novas tecnologias, que vão agregar valor ao pescado potiguar. ``Com o novo terminal pesqueiro a capacidade de atracar os barcos vai ser duplicada, gerando mais emprego e renda para o setor. é importante destacar também o uso de tecnologias de controle dos pescados, com identificação da origem, condições de temperatura e idade dos peixes de origem norte riograndense´´, frisa. Outros pontos negativos como a queda do dólar e a queda na produção também foram lembrados durante a entrevista: o dólar passou de R$ 3,00 para R$ 1,70. Já a comercialização da carcinicultura passou de 6 mil toneladas exportadas para 60 mil toneladas anteriormente comercializada.

 

Exportações

 

Em 2009, a exportação do Rio Grande do Norte de peixe sofreu uma queda de 8,5% em relação a 2008. Já a exportação da lagosta passou de 389 quilos para 151 quilos, uma queda de 71% de uma ano a outro. No total, as exportações de pescados caíram 40% no comparativo de 2009 para 2008.

 

 

No ceará, os números são positivos com crescimento de 67% de 2008 para 2009 com queda apenas na produção de camarão. Lá, a comercialização da lagosta saltou de uma tonelada para 1,5 tonelada.

Fonte:No Minuto

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

A frente fria se afasta lentamente para o Litoral do Sudeste, dando lugar a uma massa de ar mais seco (sistema de alta pressão) que mantém o tempo estável na região. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (21/01/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo mais firme com presença de sol entre nuvens na região da pesca.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais fortes entre Laguna e Tramandaí. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol na região da pesca.

 

Sábado, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol entre algumas nuvens na região da pesca.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

A frente fria, com fraca intensidade, entre o litoral de SC e PR, mantém a instabilidade na área de pesca nesta quinta-feira. Na sexta, um sistema de baixa pressão passa a atuar no Litoral de SC Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (21/01/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Chuva ao norte de Florianópolis em boa parte do período. No setor sul o tempo fica mais aberto no final do dia.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes entre Florianópolis e Paranaguá. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, ao norte de Florianópolis. Sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia.

 

Sábado, ventos de S a SE, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia.

Fonte: Epagri/Ciram.